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Melhorando a quarentena

A estudante Renata Farias Pimentel, da EMEF José Mário Pires Azanha, escreveu sobre hábitos saudáveis que irão melhorar sua quarentena, trazendo dicas para torná-la mais agradável e produtiva.

Confira essa super matéria.


Exercício

Praticar exercícios físicos é um ótimo hábito, não só durante a quarentena, mas também para a vida toda.

Alongamentos, caminhadas, subir e descer escadas e polichinelos são maneiras ótimas de se exercitar, são necessários apenas 30 minutos por dia de atividades físicas.

Benefícios que os exercícios físicos trazem a nossa saúde:

• Aumento de disposição;

•Melhora seu condicionamento mental;

•Aumento da produtividade nos estudos e no trabalho;

•Prevenção de Doenças;

•Fortalecimento do organismo;

•Contribuição para o bom humor;

•Ajuda a combater a ansiedade e depressão.

Leitura

A leitura é uma ótima maneira de passar o tempo e ajuda aprimorar nossos conhecimentos.

A leitura estimula várias áreas do cérebro, agrega conhecimento e experiência. Leia gibis, revistas, livros, charges, dicionários, histórias, etc.


Tomar Sol

Tomar Sol é muito importante para a nossa saúde, a luz solar é essencial para o corpo, ela está relacionada a quase todos os processos químicos do corpo humano.

O melhor horário para se tomar Sol é das 10h às 15h, com protetor solar, braços e face expostos.

Benefícios que a luz Solar traz a nossa saúde:

•Estimula o tecido ósseo;

•Mantém a imunidade alta;

•Evita resfriados;

•Previne alguns tipos de cânceres.

Mas é importante usar filtro solar para proteger sua pele.


Beber Água

É muito importante beber água. Você sabia que 70% do nosso corpo é água?

Não se deve beber água em excesso e nem pouca água. Você deve observar sua urina, se sua urina estiver muito amarelada você deve tomar mais água, agora se sua urina estiver límpida, com cor de água é porque você está consumindo mais que o necessário. A cor ideal da urina é como a cor de limonada.

O ideal seria beber 2 litros de água por dia, pois é em média o que perdemos de água do nosso corpo por dia.

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é de extrema importância para nossa saúde, principalmente no momento em que o mundo se encontra.

Então, o que eu devo consumir?

•Consumir água;

•Chás em temperatura ambiente;

•Sucos naturais;

•Carboidratos;

•Proteínas animais;

•Proteínas vegetais encontradas nos feijões e outros grãos como a quinoa;

•Vegetais verdes escuros;

•Alimentos com ferro e zinco são importantes nesse momento, pois fortalecem nossa imunidade.

Dormir

O quanto tempo devemos dormir?

Cada pessoa possui um número de horas necessárias de sono. Com o aumento da idade, as horas de sono diminuem.

Para saber o quanto você deve dormir, você deverá dormir e acordar sem a ajuda do despertador, o número de horas que você dormiu são as horas necessárias para você.


O que fazer para dormir bem?

•Tentar dormir no mesmo horário;

•Não tomar café antes de dormir;

•Não fazer exercícios rigorosos antes de dormir;

•Não fumar antes de dormir;

•Não ficar no celular, computador, televisão, não se agitar antes de dormir (eu sei que é difícil KKK)


Hobby

Praticar um hobby além de servir para você passar o tempo, serve para você se conhecer, saber aquilo que você gosta, um hobby (passatempo), ocupa a mente e afasta os pensamentos negativos.


Aprenda algo novo

Além de exercitar o cérebro, aprender algo novo nos permite ter um conhecimento maior sobre diversos temas.


Convivência Social

No momento, a forma que nos comunicamos mudou. Os Seres Humanos tem a necessidade de vínculo social. O afastamento pode nos causar até danos biológicos irreparáveis.

Pesquisas mostram que quando nos sentimos conectados socialmente podemos:

•Melhorar a saúde;

•Melhorar a autoestima;

•Tornamo-nos pessoas mais generosas;

•Ser mais felizes;

• Até ver mais sentido na vida, afastando a depressão.


O convívio social é muito importante, porém neste momento, para nos cuidarmos e cuidarmos de quem amamos, é necessário que não nos encontremos fisicamente, mas isso é apenas uma questão de tempo, a humanidade já passou por tanta coisa que com certeza iremos superar essa adversidade e seguir em frente.


Fiz essa matéria com muita dedicação e carinho, espero que tenham gostado.

Fontes:

Canal do YouTube: Dr. Marcelo Lima / Vídeo: TUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE

CANAL: DRAUZIO VARELLA / VÍDEO: O EXERCÍCIO DA LEITURA | DRAUZIO COMENTA #35

CANAL: REDE VIDA / VÍDEO: A IMPORTÂNCIA DE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DIANTE DA PANDEMIA – JORNAL DA VIDA – 26/03/20

CANAL: DRAUZIO VARELLA / VÍDEO: RELAÇÃO ENTRE CIGARRO, ÁLCOOL, ALIMENTAÇÃO E CÂNCER | DICAS DE SAÚDE

CANAL: MARCOS MEIER / VÍDEO: CRIANÇAS DEVEM FAZER SERVIÇOS DOMÉSTICOS MARCOS MEIER / PSICÓLOGO E PALESTRANTE

CANAL: MINUTOS PSÍQUICOS / VÍDEO: OS PERIGOS DA SOLIDÃO